O escritório Kengo Kuma & Associates projetou uma série de vilas de alto padrão para um novo empreendimento turístico na Arábia Saudita. O projeto foi encomendado pela The Red Sea Development Company (TRSDC) como parte do The Red Sea Project. Apresentando sete tipologias, o projeto incluirá vilas construídas sobre a terra e sobre a água. O projeto visa estabelecer novos padrões de desenvolvimento sustentável como destino turístico global.
A firma de Kuma se inspirou na paisagem natural da região: "Nosso projeto foi inspirado nos elementos naturais da ilha. O terreno relativamente plano sugere volumes horizontais baixos com coberturas levemente curvadas, buscando uma relação harmoniosa com o solo."
A Red Sea Development Company disse que "a empresa está desenvolvendo uma série de políticas, incluindo zerar a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários, impedir qualquer espécie de descarte no mar e, ainda, usar apenas plásticos recicláveis, além de ter se comprometido a atingir 100% de neutralidade de carbono. O destino turístico dependerá exclusivamente de energia renovável e não terá conexão com a rede de abastecimento nacional."
O projeto faz parte de uma infraestrutura em grande escala que valoriza e destaca o uso de energias renováveis, a conservação e a reutilização da água. O plano diretor inclui ainda um aeroporto projetado pela firma Foster + Partners e sua primeira etapa tem conclusão prevista para 2022. O projeto será completamente finalizado até 2030.